Chegou o mês das tão desejadas férias escolares! Um período em que precisamos programar atividades para divertir as crianças. Aliás, se a programação não inclui viagem, aí que devemos ser criativos e pensar em muitas alternativas e brincadeiras para as férias. E isso não é só para manter a criança distraída não, é uma forma de nós, mães, não pirarmos. E claro, também é uma forma de estreitar laços com os nossos filhos e, além disso, criar memórias incríveis das férias.

Confira essas dicas muito criativas de brinquedos e brincadeiras para as férias que, além de divertir, ainda estimulam o desenvolvimento infantil e a troca de experiências entre pais e filhos.

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VAI VIAJAR NAS FÉRIAS OU NÃO? DICAS DE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS PARA AS FÉRIAS

Brinquedos e brincadeiras para as férias ajudam, sobretudo, a estimular a linguagem e as habilidades linguísticas nas crianças.

Brincadeira é para brincar. Os brinquedos e as brincadeiras, além de serem um meio de distração e de entretenimento para as crianças, também são importantes no processo de desenvolvimento cognitivo. É, em primeiro lugar, brincando que as crianças desenvolvem a memória, a criatividade, o raciocínio e a solução de problemas. Consequentemente, é nas brincadeiras que a criança se relaciona com o mundo. E o brinquedo é o estimulador da curiosidade e da iniciativa, proporcionando uma divertida forma de desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da atenção. Portanto, simplesmente se jogue, divirta-se e aproveite para programar férias incríveis com a família. Vou deixar aqui algumas dicas de brinquedos e brincadeiras para cada faixa etária.

DE 0 A 2 ANOS
ESTIMULANDO OS SENTIDOS – FALA E AUDIÇÃO

Antes de falar, em primeiro lugar as crianças ouvem. Portanto, apresentar novos sons aos bebês é uma excelente forma de estimular a audição e, posteriormente, a fala.

Brincar com molho de chaves – balance as chaves próximo ao ouvido do bebê. Altere um balançar bem baixinho e mais alto das chaves. Ofereça brinquedos leves para que possa colocar na boca. Móbiles para tocar, chocalhos, bichinhos de borracha que produzem sons. Brinquedos flutuantes para o banho, livrinhos de pano, grandes cubos para empilhar. Aproveitar o ar livre para atividades motoras é outra dica ótima para curtir com a criança.

Entre 1 e 2 anos, as crianças ainda vão se divertir com os brinquedos que já possuem, mas também vão gostar de explorar brinquedos novos. Porém, coisas simples podem se transformar em brinquedos.

Basquete – Faça bolas grandes usando papeis velhos e dê para a criança arremessar. Você pode fazer uma competição com ela para ver quem consegue jogar a bola mais longe. Depois, quando ela se acostumar com a brincadeira, coloque um cesto ou caixa grande e peça para tentar acertar com a bola. Além de entretê-la por muito tempo, a brincadeira ajuda a desenvolver a força dos braços, a coordenação motora e a noção de espaço e distância.

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Um para cada – Ofereça uma pilha de objetos para a criança (podem ser bolinhas, peças de jogo, lápis ou giz de cera, por exemplo) e peça para que os distribua entre vocês dois igualmente, colocando na frente de um e do outro. Quando ela se habituar, coloque  uma pessoa a mais ou um boneco e peça para que a criança divida em três. Essa brincadeira aprimora o conceito de número e de quantidade, além de introduzir a ideia de compartilhar, a noção de igualdade e solidariedade.

Trilha – Distribua no chão alguns tapetes pequenos ou peças de E.V.A como se estivessem formando uma trilha e combine com a criança que só é permitido andar por esse caminho. Para deixar a brincadeira mais divertida, finja que o chão é um lago e que vocês não podem cair nele. A atividade ajuda a desenvolver o equilíbrio, a noção de distância e espaço. Vale ressaltar que é importante testar antes o caminho para se certificar de que não há perigo da criança escorregar.

Faça um piquenique, visite parques e praças e aproveite para explorar a natureza.

NO MUNDO DA FANTASIA – DE 3 A 6 ANOS

Nesta fase, os brinquedos vão ajudar a estimular, além da linguagem, o conhecimento, a coordenação motora e também a imaginação.

As crianças gostam de bonecas, casinhas, carrinhos, fantasias e tudo que estimule o faz de conta. É com essa idade que elas serão príncipes, princesas, super-heróis e vão adorar brincar de casinha, policial, mamãe e filhinha, e outros personagens. É vivendo esses papéis que elas entendem porque a mãe fica brava, elabora a raiva que sentiu quando o amiguinho pegou seu brinquedo, imita a professora, voa como o Super Homem, etc.

Crie seu próprio brinquedo – Vale usar material reciclado, tecidos, espigas de milho e o que mais a imaginação permitir. Não esqueça de pedir ajuda aos mais velhos. Muitos avós tinham o costume de fazer seus próprios brinquedos.

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Aprenda artes com papel – Basta um jornal velho, bexigas, cola branca e um pincel para criar vários objetos usando a técnica da “papietagem”. Encha uma bexiga e cubra com várias camadas de papel picado coberto pela cola. Depois de seco, pode virar um vaso, uma luminária ou o que a imaginação inventar.

HORA DO JOGO – CRIANÇAS DE 7 A 12 ANOS

Nesta idade, ser aceito pelos amigos é muito importante e o jogo corporal se evidencia nos esportes. A convivência se aprimora com os jogos de bolinhas de gude, brinquedos de montar, jogos de tabuleiro e de cartas que, além de incentivar a competição saudável, desenvolvem aspectos linguísticos e sociais. As crianças desta faixa etária já podem brincar com jogos de regras e devem ser estimuladas a ler e fazer atividades que envolvam habilidades físicas.

Aproveite para ir a um parque andar de bicicleta, de patins ou patinete.

Escreva um livro – Dobre várias folhas sulfites ao meio e grampeie formando um pequeno livro em branco. Entregue para a criança dizendo que é a oportunidade de escrever seu próprio livro. Ilustrações e a capa também entram na brincadeira.

Faça uma árvore genealógica – Rever as origens é ótimo para reviver a sua história. Faça uma árvore genealógica com nomes, fotos, figuras, desenhos e não esqueça de contar histórias e pedir ajuda dos mais velhos na família.

ENTRE 9 E 12 ANOS

Os pré-adolescentes já estão em fase de definir seus gostos e interesses. Os pais já podem consultá-los sobre o gosto por coisas que os estimulem a raciocinar, a se mexer e usar a criatividade.

E os pais que não conseguem conciliar suas férias com a dos filhos? O que fazer com eles em casa? É possível combinar a rotina de trabalho com pequenos períodos de folga para realizar passeios com a criançada?

Não existe uma receita, porém uma coisa é certa: mesmo nos dias de folga é preciso manter uma rotina para conseguir administrar esse período. Portanto, elabore com as crianças um planejamento dos dias e semanas que estarão longe da escola, coloque algumas tarefas a serem cumpridas e as atividades que poderão desenvolver em cada dia. Pense em momentos dentro e fora de casa e, não se esqueça de deixar alguns horários livres para que a criança escolha o que fazer.

Aproveite esse período para ficar mais próximo das crianças e trocar experiências com elas, escolha atividades que consigam desenvolver juntos. Determine momentos ao ar livre para que possam usufruir das belezas da natureza. Na correria do dia a dia deixamos de contemplar o belo, então esse período torna-se perfeito para desenvolver esse olhar.

MAS SE O JEITO FOR FICAR EM CASA, AQUI VÃO ALGUMAS BRINCADEIRAS PARA TORNAR ESSE PERÍODO BEM DIVERTIDO:

– acampamento diferente: vale montar a barraca no meio da sala ou improvisar com lençóis, cadeiras e almofadas;

– piquenique maluco: que tal estender uma toalha no chão da sala e fazer um jantar diferente?

– jogos diversos: de tabuleiro, pega varetas, dominó, memória, damas;

– uma caixa de papelão grande pode virar uma casinha ou um foguete. Use a imaginação!

– caça ao tesouro: esconda as pistas pela casa;

– corrida de aviões de papel: vale decorar os aviões com canetinha ou usar as folhas de uma revista velha;

– memória de objetos: selecione alguns objetos e peça para a criança observar por alguns segundos. Depois esconda um e a criança tem que descobrir qual objeto está faltando!

– troca-troca de lugar: observar por um minuto um dos cômodos da casa – a sala por exemplo – e depois sair. Mudar algo de lugar (ex: colocar na estante o vaso que estava na mesa). Voltar para o cômodo e tentar adivinhar o que foi mudado de lugar;

– batata quente com o celular: passar o celular de mão em mão com o timer ligado. Aquele que for fotografado, perde

– fui para a lua e levei… : pode ser brinquedos, alimentos, peças de roupas, animais, qualquer categoria. O primeiro diz: “Fui para a lua e levei uma maçã.” O outro diz: “Fui para a lua e levei uma maçã e uma banana”. E assim sucessivamente, sempre acrescentando um item. Quando alguém errar a ordem ou esquecer de alguma coisa começa tudo outra vez com outra categoria;

– qual é a música: falar uma palavra e tem que cantar uma música que tenha aquela palavra na letra. Use o repertório da criança;

– tire um dia para preparar delícias na cozinha, peça ajuda para os preparos de receitas especiais de férias como bolos, bolachas, pãezinhos e lanches. Aproveite para falar da importância dos alimentos e de se alimentar de forma saudável;

– visite amigos, primos e familiares e convide-os para uma visita também, aproveite para estimular o desenvolvimento às relações interpessoais das crianças, o saber falar e não impor as ideias e o saber ouvir.

As brincadeiras, além de animar as férias, aproximam a família, contribuem para o fortalecimento das relações saudáveis e são excelentes para desenvolver a autoconfiança e autoestima nas crianças. Afinal, férias é momento de brincar!