Sempre ouvimos o quanto é importante cuidar dos preparativos relacionados ao bebê durante a gestação – como enxoval, quartinho, cadeirinha do carro, carrinho, entre outros itens. Mas pouco se fala sobre aquilo que as mães também precisam preparar com antecedência, pensando nelas mesmas.

Por isso, no post de hoje, trouxemos uma listinha de 5 pontos que são essenciais para toda futura mamãe. Se você está grávida, vem ver e anote as dicas – acho que elas poderão ajudá-la bastante no pós-parto. E se você já é mãe, compartilhe sua experiência e complete a lista, contando aquilo que você gostaria de ter providenciado antes do nascimento do bebê, mas esqueceu!

preparativos para a mae

1) Compre roupas confortáveis: na hora de comprar as roupinhas do bebê, nós enlouquecemos com tantas opções fofas! Mas também devemos nos lembrar de investir em algumas peças para nós (o que vai muito além dos sutiãs de amamentação). Roupas confortáveis e blusas com abertura frontal, que permitem amamentar o pequeno com facilidade, são fundamentais. Assim como compramos macacões, bodies e culotes para o bebê usar no dia-a-dia, também precisamos pensar em itens que vão nos deixar à vontade após o parto. Inclua o que mais precisar nessa lista: pijamas e até mesmo algumas opções para passear. Acredite: isso faz toda a diferença!

2) Faça um pequeno estoque de produtos: sabe aquele shampoo que você adora, aquela máscara de hidratação que deixa os fios macios em poucos instantes durante o banho ou mesmo o creme que você não vive sem? Pois é, faça um pequeno estoque com os produtos que são essenciais para você. Isso evitará que o marido saia para comprar um item e volte com outro (quem nunca?). Além disso, esse é mais um motivo para você se animar, se cuidar no pós-parto e recuperar sua autoestima!

3) Busque itens que vão ajudá-la na amamentação: não se esqueça de alguns produtos que podem facilitar (e muito!) esse momento com o seu filho! Vale comprar ou emprestar uma bomba para tirar leite (eu achei que elas não teriam utilidade, mas depois de começar a amamentar, percebi que ela pode ajudar em diversos momentos), conchas para os seios, sutiãs e roupas específicas para a amamentação. Opte sempre pelo conforto e faça tudo com calma. Garantindo que você adquiriu tudo o que precisa, não ficará nervosa quando o bebê vier ao mundo. Isso também contribuirá para o sucesso do aleitamento!

4) Procure ajuda para os serviços domésticos: durante o pós-parto, você estará se recuperando e cuidando de um bebê pequeno, que precisa constantemente da sua presença. Dessa maneira, será muito difícil cuidar de todas as tarefas da casa – lavar roupas, banheiros, tirar o pó da casa. Então, a melhor coisa a se fazer é conversar com o seu parceiro antes do nascimento do bebê e decidir como ficarão as tarefas do dia-a-dia. Se o orçamento familiar permitir, contrate uma faxineira para ajudá-la alguns dias na semana. Caso contrário, combine com seu marido que você precisará de ajuda e que ele deverá assumir a maior parte dos serviços da casa por um período.

5) Pense na sua alimentação: assim como nas tarefas domésticas, será muito bem-vindo um auxílio para cozinhar no pós-parto. Lembre-se de que se alimentar bem é essencial – até mesmo para garantir o sucesso na amamentação. Por isso, combine com sua mãe, sogra ou mesmo uma amiga próxima para que ela abasteça sua geladeira (comidinha de avó é uma delícia!). Se não for uma pessoa tão íntima, você pode dar uma ajuda de custo para quem oferecerá ajuda e, em troca, receber pequenas porções de comida (até mesmo congeladas, que quebram um galho!). Outra dica bacana, para quem mora em cidades com esse serviço, é usar e abusar do delivery (assim você recebe em casa compras do supermercado, da frutaria, do açougue…). Prepare antes o máximo que puder, para receber o bebê com muita tranquilidade e não ter surpresas desagradáveis – assim, você gastará energia com o que realmente importa: cuidar do seu pequeno!

.
.
Fonte: www.mildicasdemae.com.br