Você sabia que ler para o seu bebê ajuda a promover habilidades de linguagem? A ciência mostrou que a leitura para o bebê ajuda a construir vocabulário, fala e, posteriormente, compreensão de leitura, alfabetização e inteligência geral. No entanto, menos da metade das crianças com menos de 5 anos de idade têm essa experiência em seu cotidiano.

Ler em voz alta para o filho é um aspecto tão importante do desenvolvimento da linguagem que a Academia Americana de Pediatria oferece até orientações, incluindo sugestões de livros para todas as idades.

MAS E SE O MEU BEBÊ ESTIVER NA UTI?

Infelizmente, algumas crianças, por algumas complicações de saúde ou do parto, não recebem alta e precisam ficar internadas na UTI neonatal.

Mesmo que seja o seu caso, ainda é incrivelmente valioso ler para o bebê. A Academia Americana de Pediatria explica que “Quando os pais falam, leem e cantam para os seus bebês e crianças pequenas, formam-se conexões em seus cérebros jovens. Essas conexões constroem a linguagem, a alfabetização e as habilidades socioemocionais em um momento importante no desenvolvimento de uma criança pequena. Essas atividades fortalecem o vínculo entre pai e filho”.

COMECE A LER HOJE

Se você não sabe o que ler, pode perguntar na biblioteca da sua cidade ou na biblioteca do hospital em que seu filho está internado. Você também pode procurar um sebo ou locais de trocas de livros. Em muitas cidades é possível encontrar abrigos de livros onde você pode deixar ou pegar livros usados ​​gratuitamente. Hoje em dia também existem diversos grupos de Facebook exclusivos para a troca de livros.

Mas talvez a melhor razão para ler para o nosso filho é que essa prática nos une. O aconchego, o contato e a alegria que podem resultar da leitura de um livro, traz felicidade tanto para pais quanto para filhos.

Seja na UTI neonatal ou em casa, ler em voz alta para o seu filho é uma das coisas mais poderosas que você pode fazer. Então pegue um livro, aconchegue-se e divirta-se!

Fonte: www.macetesdemae.com